Através do programa de expansão do sistema federal de Ensino Superior, a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) foi a primeira extensão universitária a ser instalada no País, no segundo semestre de 2005. Já em 2006, foi implantada a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Atualmente está sendo construída uma unidade no município do Cabo de Santo Agostinho.

Localizada a 16 Km da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e com instalações prontas, a Fazenda Didática atenderá a todos os campus da UFRPE, desde as práticas da Sede, no Recife, às unidades do Interior e estações avançadas. O local servirá para atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo a uma reivindicação antiga dos alunos e professores dos cursos de ciências agrárias. Além de proporcionar a prática na formação dos alunos desses cursos, o espaço abrigará experimentos e ações relacionados aos demais cursos e iniciativas da Instituição.

No cumprimento do seu papel educacional no âmbito da responsabilidade socioambiental, a UFRPE lançou o Programa Cidadania para Melhoria da Relação Homem-Animal de Estimação em Centros Urbanos. O programa consiste em ações educativas de enfrentamento aos problemas que envolvem os animais, como os riscos para a saúde pública, o abandono e os maus tratos contra cães e gatos na Região Metropolitana do Recife. A ideia geral do programa institucional é fomentar a conscientização da população acerca da guarda responsável de animais domésticos – que envolve controle de natalidade, vermifugação, vacinação, abrigo, entre outras questões.