Criada em 1912, a UFRPE era conhecida como a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária.

Na década de 1940, o sucesso das escolas agrícola e veterinária contribuiu para a criação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) através do Decreto Estadual 1.741 de 24 de julho de 1947, que reunia as Escolas Superiores de Agricultura, Veterinária, Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o curso de Magistério de Economia Doméstica Rural.

Já em 1955, através da Lei Federal nº 2.254, a Universidade foi então federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. Com a promulgação do Decreto Federal 60.731, de 19 de maio de 1967, a instituição passou a denominar-se oficialmente Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Em 2004 teve início o processo de interiorização da UFRPE com a construção da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), ação pioneira no país que inaugurou o Programa de Expansão do Ensino Superior no Brasil. Já em 2005, a universidade estendeu e deu início a construção da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

Atualmente, a UFRPE continua em expansão. A instituição oferece mais de 44 cursos de graduação, sendo 22 na sede em Dois Irmãos, 9 na UAST e 7 na UAG e os de Ensino a Distância que são 3 graduações, 2 de aperfeiçoamento e 2 de pós-graduação.

A universidade é composta por cerca de mil professores, aproximadamente 900 técnicos administrativos e cerca de 17.000 alunos, e tem desenvolvido suas atividades voltadas para a busca intensa do conhecimento científico nas áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas e Exatas.

A integração entre o corpo discente e o docente – quase todo constituído por mestres e doutores com formação em universidades renomadas – e a intensa atividade de pesquisa fazem da Universidade um centro de excelência nacional nas áreas em que atua.

No quesito infra-estrutura, a UFRPE oferece à comunidade acadêmica a Biblioteca Central (BC), com acervo de aproximadamente 59 mil volumes, entre livros e folhetos, 1.850 títulos de periódicos e cerca de 600 filmes e documentários em fitas e DVDs, à disposição de alunos e docentes. A BC também está equipada com computadores que possibilitam a operação dos equipamentos através de sons, além de uma impressora em braile, específicos para alunos com limitações visuais.

A estrutura do campus de Dois Irmãos é enriquecida por: Centro Esportivo com piscina semi-olímpica, quadra coberta, campo de futebol e pista de atletismo; quatro residências estudantis com 22 vagas para alunos do sexo feminino e 112 vagas para o sexo masculino; núcleo de serviços de saúde com laboratórios especializados, que presta cerca de 4.380 atendimentos mensais, entre consultas médicas, odontológicas, psicológicas, análises laboratoriais e clínicas, assistência social e enfermagem a servidores, alunos e comunidade circunvizinha; Hospital Veterinário, que realiza, aproximadamente, 600 atendimentos mensais, entre consultas, exames e cirurgias em animais de pequeno e médio porte, além de hemocentro animal e centro de cirurgias de castração para cães e gatos da população carente.

leiajaimagens_id_34362 Foto Cleiton Lima